Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

GERAL

 

Floripa Se Liga Na Rede retoma inspeções de esgoto em Coqueiros

25 MAR 2021


Equipe técnica do programa da PMF e da Casan volta a campo com novas vistorias

O Floripa Se Liga Na Rede retomou, na quarta-feira, dia 24, os serviços de inspeção das ligações de esgoto em imóveis de Coqueiros, interrompidas desde o início de março por conta do agravamento da pandemia. No período, enquanto as inspeções estavam suspensas, a equipe técnica do programa realizou entrega de comunicados e verificou pontos específicos da rede coletora para a Casan como aconteceu na Rua Doutor Abel Capela.

Moradores de imóveis que haviam marcado inspeção antes da paralisação do serviço foram contactados nos últimos dias para reagendamento em nova data, a partir de ontem. Quem recebeu comunicado ou deseja agendar retorno de regularização deverá entrar em contato exclusivamente via mensagem de WhatsApp para (48) 98821-6499.

Também os imóveis localizados em 18 ruas de Coqueiros (veja abaixo), as últimas abertas com ordem de serviço para atuação do programa, já estão aptas a realizar o agendamento de inspeção, conforme informou o engenheiro sanitarista, Luan Casanova, responsável pelo Se Liga na Rede. É só entrar em contato via mensagem de WhatsApp (48) 98821-6499.

PROBLEMA MAIS COMUM

De acordo com as equipes do programa, o problema mais comum encontrado - e que resulta no grande volume de imóveis considerados irregulares nas inspeções - é ausência de caixa de gordura (CG).

Todos os pontos geradores de resíduos com gordura, como pias de cozinha e churrasqueiras, devem ser conectados a uma CG, e o tamanho dela precisa ser proporcional à quantidade produzida no imóvel.

Além da ausência, o subdimensionamento do dispositivo – quando é menor do que a produção de resíduos gordurosos na residência ou no comércio exige – é outra irregularidade comum detectada pelas equipes do Se Liga.

Gordura lançada diretamente no esgoto entope a rede pública e ajuda a causar vazamentos nas ruas, calçadas e praias como o ocorrido -recentemente  - na Avenida Desembargador Pedro Silva, próximo à Praia do Meio, em Coqueiros, que mobilizou esforços contínuos para desobstruir tubulações e interromper a poluição.

“A gordura provoca um grande estrago, porque vai fazendo camadas dentro da rede. O problema só é detectado quando o esgoto extravasa”, explica Laudelino de Bastos e Silva, secretário-adjunto de Meio Ambiente (PMF). "As caixas de gordura são fundamentais para evitar esse tipo de dano à rede de esgoto, além da reciclagem do óleo de cozinha", completa.

Faça a sua parte: instale a caixa de gordura com as dimensões adequadas, siga as orientações de manutenção e limpeza do dispositivo e dê a destinação correta – o lixo comum, e não a rede de esgoto – aos resíduos gordurosos produzidos no seu imóvel.

CONFIRA AS RUAS QUE JÁ PODEM AGENDAR INSPEÇÃO

  1. RUA SÃO CRISTÓVÃO
  2. SERVIDÃO BENTO QUINTINO MARIANO DA SILVA
  3. AVENIDA ALMIRANTE TAMANDARÉ
  4. AVENIDA ENGENHEIRO MAX DE SOUZA (nº720 a 1675)
  5. RUA ANTÔNIO JOSÉ DUARTE
  6. RUA BENTO GOIÁ
  7. RUA CAPITÃO EUCLIDES DE CASTRO
  8. RUA DR. NEI LUIZ GONZAGA
  9. RUA EDISON LOPES DA SILVA
  10. RUA JAÚ GUEDES DA FONSECA
  11. RUA MIGUEL DAUX
  12. RUA SENADOR MILTON CAMPOS
  13. RUA WILSON LUZ
  14. RUA DESEMBARGADOR FERREIRA BASTOS
  15. RUA JOÃO ALCÂNTARA DA CUNHA
  16. RUA JOÃO ROBERTO SANFORD
  17. RUA MARQUES DE CARVALHO
  18. RUA VEREADOR JOSÉ DO VALLE PEREIRA

 


Fotos