Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

GERAL

 

Sobre o extravasamento na Praia do Meio em Coqueiros

10 MAR 2021


Secretaria do Meio Ambiente manda nota esclarecendo o caso

O secretário adjunto de Meio Ambiente, Laudelino de Bastos e Silva, informa que a Casan operou desde ontem à noite, dia 9, e até agora à tarde, 10, para desobstruir a rede de esgoto que extravasou na Avenida Desembargador Pedro Silva, altura da Praia do Meio, em Coqueiros.

Assim que foi informada, a Casan tomou procedimentos para conter o extravasamento de esgoto in natura. Chegou a operar com dois caminhões para retirar os resíduos despejados de forma irregular que provocaram o incidente.  Laudelino explica que as caixas de gordura são fundamentais para evitar esse tipo de dano à rede de esgoto.

O material decanta por gravidade e, como havia obstrução, acabou extravasando na caixa de inspeção. Pior, aponta ele, é que não é possível detectar preventivamente a obstrução por gordura na tubulação.  Além de ser fundamental implantar a caixa de gordura, porque permite a separação dos resíduos sólidos e encaminha apenas as águas servidas para a rede de esgoto, o óleo usado deve ser reciclado. Há em Florianópolis, o ReÓleo, programa de reciclagem criado pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) com extensa rede de pontos de coleta.

As denúncias desse tipo de ocorrência devem ser feitas imediatamente à Central de Atendimento da Casan com discagem gratuita pelo 0800 643-0195.

PROGRAMA FLORIPA SE LIGA NA REDE

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, mantém o programa Floripa se Liga na Rede que desde o início de dezembro está fiscalizando as ligações em Coqueiros e Itaguaçu. O trabalho consiste em visitas domiciliares para identificar possíveis ligações irregulares às redes de esgoto e drenagem pluvial. Continuarão sendo fiscalizados residências e estabelecimentos comerciais da região até o final de maio.

“A gordura provoca um grande estrago, porque vai fazendo camadas dentro da tubulação. O problema só é detectado quando o esgoto extravasa”, lamenta Laudelino. Ele afirma que, infelizmente, também resíduos como fraldas, absorventes, preservativos, são lançados no vaso sanitário, provocando danos ao sistema.


Fotos