Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

GERAL

 

Profissionais de Saúde e idosos em asilos já começam a ser vacinados

20 JAN 2021


Seguindo o Plano Municipal para Vacinação contra o novo Coronavírus, a Prefeitura de Florianópolis deu início na terça-feira, dia 19 de janeiro, à primeira fase da imunização. Ela contempla os trabalhadores da Saúde, idosos acolhidos em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), idosos acima de 75 anos e idosos acamados.  Posteriormente, idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência maiores de 18 anos institucionalizados.

Entre os profissionais de saúde, a prioridade será para os que atuam no cuidado de pacientes graves. A estratégia é começar pelas UTIs e posteriormente seguir para os profissionais que atendem diretamente pessoas com sintomas do novo Coronavírus, que serão vacinados em seus locais de trabalho. As ampliações para a imunização de outros profissionais ocorrerá conforme os quantitativos de vacina forem chegando.

A Fase 2 será composta por pessoas de 60 a 74 anos residentes em Florianópolis. A terceira fase será composta por residentes no município com comorbidades especificadas no plano de vacinação como diabetes, câncer, IMC acima de 40 e pessoas com transplante, por exemplo. As datas das próximas etapas serão divulgadas conforme envio dos imunizantes e programação do Ministério da Saúde.

Para as fases seguintes de vacinação, as pessoas que ainda não tiverem cadastro no sistema municipal de saúde (prontuário eletrônico) poderão, por meio de um aplicativo que deve ser lançado nos próximos dias, abrir cadastro sem se deslocar às unidades de saúde. A população que já consultou em algum Centro de Saúde, UPA ou Policlínica, já recebeu vacina em algum momento ou já pegou medicamento em alguma farmácia municipal, já possui um cadastro e poderá acessar seus dados pelo aplicativo.

UPAS
Foram destinadas 176 doses para serem aplicadas em trabalhadores da Saúde da Upa Norte, 125 para a Upa Continente, 212 na Upa Sul e 49 em profissionais do Samu. Ao todo são 562 doses. Recebem a vacina os Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, profissionais de limpeza, administração e demais profissionais que atuam no espaço.

UNIDADES DE SAÚDE
Os Centros de Saúde continuarão atendendo a população normalmente. A administração municipal lembra que os locais de vacinação, bem como outras informações sobre a campanha, serão divulgados assim que as doses forem chegando ao Município. Nesta primeira etapa, a vacina contra o Coronavírus não será feita em Centros de Saúde, mas diretamente nos locais de trabalho dos profissionais de saúde e Instituições de Longa Permanência. Sempre que novos lotes de vacinas chegarem ao município, as estratégias de cada etapa da campanha serão amplamente informadas.

OS PRIMEIROS VACINADOS
Nadir da Silva, 57 anos, técnica de enfermagem da UTI do Hospital Florianópolis, foi a primeira pessoa a tomar vacina contra a COVID-19 na Capital.  "É uma sensação de vitória ter sido imunizada. Vou poder abraçar meus amigos. Na pandemia convivi com muitas tristezas, e alegrias de ver pacientes indo embora, às vezes até andando. Essa vacina é mais uma dessas conquistas para nós profissionais de saúde", comenta Nadir. Ela tem 49 anos e trabalha há sete anos no hospital, que é referência no tratamento da doença na cidade. Desde o começo da pandemia atendeu inúmeros pacientes infectados na UTI.

IDOSOS DA SERTE também foram vacinados. José Antônio Felicetti, de 61 anos, foi um dos primeiros idosos a serem vacinados em uma Instituição de Longa Permanência (ILPI) de Florianópolis. José está há 10 meses sem ver as filhas e netas. Emocionado, José contou sobre suas expectativas ao receber a primeira dose de vacina na tarde desta terça-feira, 19. "Depois da vacina poderemos nos abraçar e eu poderei finalmente ver milhas filhas. Estamos muito emocionados, sou muito agradecido aos profissionais de Saúde, chegou mais rápido do que eu esperava", comenta. Após a vacinação, seu José fez uma música para a equipe e colegas (fotos).

"A gente sente falta e como sente falta de um abraço e do calor humano, isso é insubstituível. Estou muito feliz e quero transmitir essa alegria para todos", disse Almir Passos Costa de 61 anos também imunizado.

Ao todo, 119 pessoas que atuam e são acolhidos no espaço receberão a vacina contra o novo coronavírus.

Fotos: Chaiana Muller/PMF
Texto: Secom/PMF

 

 


Fotos