Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

GERAL

 

Gatos se proliferam no Bom Abrigo e preocupa moradores

17 DEZ 2020


Quem passa pela Rua Eduardo Nader, no bairro Bom Abrigo, próximo ao Mirante da Praia das Palmeiras, se depara com um cenário um tanto diferente. Vários gatos de diversos tamanhos e tipos de pelagem passeiam e se amontoam na vasta propriedade do saudoso professor Edmon Duarte Nader, e também na calçada em frente à residência. Vizinhos se mostram preocupados com o aumento da população de gatos e se mobilizam para conseguir uma instituição que possa promover a castração e, assim, evitar a proliferação da espécie e melhorar as condições de vida dos felinos.

Há alguns meses os moradores conseguiram uma ação da Diretoria de Bem-estar Animal (Dibea) que fizeram a castração de cerca de 20 gatos. Na ocasião, não foi possível castrar um número maior de felinos por conta do temperamento deles, são gatos ariscos que vivem soltos pelo terreno.

“Eles entram por todos os lados da nossa propriedade, pulam o muro, entram pelo cercado e por outros cantos. O que eu faço é dar água e comida”, diz a esposa do ex-professor Nader, Melania. Segundo ela, os felinos são arredios e, por isso, existe a dificuldade em prendê-los. “Ainda estou abalada por conta do falecimento do meu marido e não tenho condições de pensar em capturar os gatos, agora, para castrar”, desabafa. Professor Nader morreu dia 25 de novembro, aos 85 anos, devido a complicações cardíacas.

O QUE DIZ O DIBEA

A Folha de Coqueiros procurou o Dibea na tentativa de arrumar uma solução para o caso, mas o desfecho do fato depende da proprietária da residência. “A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Diretoria de Bem-estar Animal informa que os gatos questionados pela reportagem são ariscos. Ficou de responsabilidade da proprietária em comprar as armadilhas para captura e chamar a Dibea para fazer a castração. Nós castramos de maneira totalmente gratuita, e buscamos eles”, se posicionou a Diretoria.

 


Fotos