Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

GERAL

 

Udesc inicia a demolição de almoxarifado da Secretaria da Educação

30 AGO 2020


Foi iniciada nesta semana, a demolição do antigo Almoxarifado da Secretaria de Estado da Educação (SED), localizado no bairro Capoeiras. No local, serão construídos a Escola Estadual de Educação Básica Dayse Werner Salles, o Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que hoje funciona no bairro de Coqueiros.

Desocupada pelo órgão estadual em janeiro deste ano, a estrutura ocupa a área em que será reconstruída a escola. A demolição está sendo realizada pela empresa Etec Construção e Terraplanagem Eireli e terá custo de R$ 59.775,80, pagos com recursos da universidade. “Creio que no máximo em 30 dias o terreno já esteja limpo para iniciar as obras”, prevê o engenheiro Roberto Boell da Coordenadoria de Engenharia, Projetos e Obras da universidade (Cepo).

"A demolição do almoxarifado traz mais segurança à região e consolida uma etapa importante no processo de construção da nova escola e do novo Cefid", destaca o diretor-geral da Udesc Cefid, Joris Pazin.  

 

De acordo com o Roberto Boell, a primeira obra a ser construída será o novo prédio da Escola Dayse Werner Salles. Na sequência, o ginásio – comum à escola e ao Cefid -, e por último o Cefid, erguido onde estava localizado o antigo colégio. “A Udesc devolve o novo colégio ao estado, depois o ginásio e, após, constrói o Centro de Ciências da Saúde e do Esporte”, diz o engenheiro ao comentar a parceria.


Projeto e alvarás concluídos

Segundo o diretor administrativo da Udesc Cefid, Ismael Frantz, o projeto executivo da nova escola está concluído e todos os alvarás para construção foram emitidos pelos órgãos responsáveis.

A próxima etapa do processo é licitar a empresa que executará a construção da nova escola. Também será feita uma licitação para construção do muro em torno do terreno – essa seleção estava prevista para ocorrer em março, mas foi suspensa em virtude das medidas tomadas pelo governo estadual diante da pandemia.

Em julho, o projeto foi tema de uma reunião entre gestores da Reitoria e da unidade, que buscou, em articulação com o governo estadual, contornar os entraves que dificultavam seu andamento.

Nova unidade

Já o projeto arquitetônico do Novo Cefid está sendo desenvolvido pelo Escritório de Cooperação Técnica, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Udesc em Laguna.

O trabalho é acompanhado por uma comissão do centro de ensino. No ano passado, uma equipe ligada ao projeto realizou visitas técnicas a São Paulo para conhecer a estrutura física de instituições que podem servir de referência, como a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro e o centro de treinamento paralímpico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Revitalização
 
O Projeto Novo Cefid prevê a construção de uma nova sede para a unidade em um terreno com cerca de 30 mil metros quadrados. A área foi transferida à universidade pelo Governo do Estado em 2017, com a reativação da Escola Estadual Dayse Werner Salles, interditada pela Defesa Civil desde 2015.

Viabilizado com recursos próprios da Udesc, o complexo a ser construído promoverá uma ampla revitalização na região, com áreas para uso da comunidade e a oferta, pelo centro de ensino, de projetos de saúde, esporte e lazer e apoio pedagógico aos professores da unidade de ensino básico.

A nova estrutura terá piscina semiolímpica, piscina terapêutica, três quadras poliesportivas, sala de lutas esportivas, sala de dança, ginásio de ginástica rítmica e novas instalações para a Clínica Escola de Fisioterapia, laboratórios da Udesc - Cefid, salas de aula e administrativas, biblioteca, restaurante, sala de reuniões e sala de entidades estudantis.

Por que a nova estrutura é necessária?

Desde 1973 instalado no Bairro de Coqueiros, em um terreno de 11.596 metros quadrados, o Cefid, na época, mantinha um espaço suficiente para abrigar as atividades do centro. No entanto, com cursos de graduação, o espaço ficou restrito para atender as necessidades da instituição.

Hoje, a Udesc Cefid oferece três cursos de graduação e dois programas de pós-graduação, além de desenvolver mais de uma centena de ações de extensão para a comunidade. A expansão da unidade nos últimos anos levou a construção e aquisição de anexos, com a instalação de laboratórios, setores administrativos e salas de aula em quatro casas próximas.

Desde 2012, a administração e a comunidade acadêmica da Udesc Cefid debatem a reformulação das instalações da unidade, de forma a atender adequadamente as necessidades do centro e abrigar suas atividades administrativas e de ensino, pesquisa e extensão. Diferentes alternativas foram estudadas até que fosse definida a mudança para o terreno no Bairro Capoeiras.

 


 


Fotos