Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

GERAL

 

Trapiche da Praia da Saudade é novamente interditado

25 AGO 2020


O Trapiche da Praia da Saudade, interditado desde 2014 pela Defesa Civil como forma de garantir a segurança dos moradores – já que a maioria das muretas estava arrebentada – recebeu um novo bloqueio. Dessa vez, ao invés de tapume metálico, o muro foi erguido de concreto e tijolo. Segundo a secretária do Continente, Rejane Ribeiro, o uso de alvenaria é para evitar que os moradores em situação de rua retirem o tapume tanto para entrar no local como para servir de abrigo.

Símbolo de uma época em que o bairro era o balneário da moda, o trapiche - localizado ao final da Rua José do Vale Pereira, em Coqueiros - já tem verba federal destinada para a sua revitalização. Projeto foi desenvolvido em parceria com o ex-secretário Edinho Lemos e comunidade na tentativa de preservar o equipamento público.

Porém, devido a uma Ação Civil Pública que dispõe sobre interferências de bens da União em toda a orla de Coqueiros, a obra não foi iniciada. Para evitar a demolição, com base em parecer da Defesa Civil alegando perigo de desabamento, a Procuradoria do Município entrou com um mandado de segurança para garantir o direito de execução do projeto.

A título de informação, cabe esclarecer que em setembro de 2014 - depois de uma mobilização por parte dos moradores em defesa da manutenção do trapiche- a diretoria da Associação Catarinense de Engenharia (ACE) visitou o lugar e garantiu - através de relatório técnico - que a estrutura podia ser recuperada.


Fotos