Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

GERAL

 

Mostra exibe trabalhos de preservação ambiental

25 NOV 2019


A Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal, de Coqueiros, mostrou mais uma vez que mantém o seu compromisso com o meio ambiente. O exemplo foi apresentado na XVI Mostra Científico Cultural, evento que aconteceu no sábado, dia 23, nas dependências da escola e reuniu um grande público. Tendo como tema os 17 ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - alunos do 1º ao 9º ano da unidade escolar exibiram seus trabalhos depois de muita pesquisa, passeios e participação em mutirão de limpeza de praias.

“Na prática, a escola já vem desenvolvendo com os alunos e a comunidade várias ações de sustentabilidade”, aponta o professor do Laboratório de Ciência, Gregory Santos, ao enumerar os projetos: aboliu os copos de plástico; participa da campanha Eco Pet, que recolhe tampinhas para castração de animais; é ponto de coleta de óleo de cozinha, pilhas, lâmpadas, canetas; e cultiva uma horta nos fundos do prédio que, além de os alunos plantarem, também estudam a história e geografia de cada espécie.

Para o professor, a escolha do tema se deu justamente para trabalhar as várias problemáticas enfrentadas hoje pelo planeta. O 4º ano, por exemplo, optou pelo ODS 15, que está voltado à proteção da Vida Terrestre. Por conta disso, a professora Matilde Maria Zanotto, junto com os alunos, montou uma verdadeira floresta em sala de aula. “Fizemos uma réplica da Mata Atlântica, toda com material reciclado e com animais da fauna e plantas da flora que ali são encontrados”, explica a professora.

E quem fez o maior sucesso foi o Tamanduá-bandeira de autoria do aluno Emanuel Rossa, de 10 anos. Para confeccionar o mamífero, Emanuel, que contou com a colaboração da família, usou sacos de papel de pão, garrafas pet e rolos de papel higiênico. “Fizemos passeios no Parque do Rio Vermelho, promovemos a leitura dos livros da escritora e bióloga Cristina Santos, além de outros estudos voltados ao ODS 15”, diz Matilde.

Já o 1º ano trabalhou o fundo do mar e o 3º ano fez uma homenagem aos 50 anos da viagem do homem à lua. Até uma réplica em papelão de um astronauta foi preparada pela garotada para Mostra Cultural.

OUTRAS ATRAÇÕES
Música, poesia e um abaixo-assinado pedindo mais mobilidade no trânsito de Coqueiros também fizeram parte do evento assim como uma homenagem aos alunos que participaram do Concurso da Liga Sustentável, promovido pelo CDL. “O que você pode fazer em defesa da biodiversidade” foi o tema escolhido para o concurso que envolveu alunos do ensino fundamental das escolas públicas municipais de Santa Catarina. A melhor redação foi conquistada por Jhonatan da Silva Pereira, do 6º ano; e o melhor desenho da aluna do 3º ano Milena Celso.

CONHEÇA OS 17 ODS
https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/  


Fotos