Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

GERAL

 

Se Liga na Rede inicia no Bom Abrigo

3 DEZ 2018


Dois anos depois de as entidades comunitárias de Coqueiros lançarem a Campanha “Mar não é esgoto”, a Prefeitura de Florianópolis e a Casan iniciaram no dia 3 de setembro o Programa Floripa se Liga na Rede. O trabalho de inspeção começou pelo bairro Bom Abrigo, mostrando  resultado positivo à mobilização que iniciou na Praia do Meio com uma grande privada repleta de excrementos estilizados. Além de faixas afixadas na areia da praia exibindo a revolta dos moradores pelo descaso com que vem sendo tratada a questão do saneamento urbano.  

Nesta nova fase do Programa, equipes do Floripa Se Liga Na Rede, formadas por técnicos e estagiários de engenharia, estão visitando os imóveis para fazerem um diagnóstico da ligação de cada terreno da região com a rede coletora de esgoto. Nos casos em que são constatadas irregularidades, os profissionais oferecem orientações técnicas do que precisa ser feito e apresenta uma lista de empresas habilitadas pela prefeitura e Casan para efetuarem obras de regularização. 

Além das equipes que vistoriam as edificações, foi montada uma sede na Associação de Moradores e Amigos do Bom Abrigo (Amaba) para atender a comunidade, tirar dúvidas ou agendamento de inspeções. O presidente da Associação, Sidney Krueger, está otimista quanto ao trabalho desempenhado no bairro.

"Somos parceiros, cedendo a sede e compartilhando informações para os demais moradores, porque acreditamos no trabalho. Estamos acompanhando com interesse a movimentação das equipes. Particularmente, gostei do método e do empenho de todos. Esperamos que dê resultado e que a gente possa ter finalmente nossa praia limpa, com possibilidade de banho", disse Krueger.

O superintendente de Habitação e Saneamento da PMF, Lucas Arruda, agradeceu a receptividade da comunidade local. "É importante esse apoio das lideranças do bairro para desempenharmos o trabalho da maneira mais eficiente possível. Saneamento se resolve com parcerias assim, entre sociedade e poder público. Estamos confiantes de que o resultado será positivo para os moradores do Bom Abrigo", enalteceu.

Sobre a escolha do Bom Abrigo como primeiro bairro a receber esta nova etapa do programa, Lucas informou que foi levado em conta o fato da localidade possuir rede em quase todas as ruas, além de ser uma área de limites bem definidos. "Como tudo é novo nesse programa, precisamos aprimorar algumas técnicas, definir rotinas e experimentar soluções de comunicação regionalizada para conscientizar o máximo de pessoas quando for para um bairro de características mais complexas", disse. Os trabalhos no Bom Abrigo devem seguir até meados de outubro, quando nova base da PMF e Casan será montada no Abraão, ainda sem local definido. 

Diagnóstico e orientação: Engenheiro responsável pelo trabalho na região, Igor Puff Floriano, da Echoa Engenharia, disse que a tarefa desempenhada pelas equipes é bem simples e rápido, na maioria dos casos. “Identificamos o sistema interno de ligação de esgoto do imóvel e verificamos, por meio de corantes lançados em ralos, vasos e pias, se há conexão com a rede da Casan ou não. A partir disso, nossa equipe orienta sobre os procedimentos, prazos e consequências da não regularização", explicou Floriano.

Cartão Se Liga Na Rede: Nesta nova fase do Floripa Se Liga Na Rede, os responsáveis por imóveis que apresentarem alguma irregularidade poderão utilizar o Cartão de Crédito Se Liga Na Rede, da Caixa Econômica Federal. O financiamento vai cobrir despesas de material de construção e mão de obra, em até 60 vezes.

Fotos Mar não é esgoto: Márcia Quartiero

Fotos Floripa se Liga na rede: Marcone Tavella


Fotos