Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

GERAL

 

Mais de 70 % dos imóveis do bairro Bom Abrigo estão com rede de esgoto em situação irregular

3 DEZ 2018


A Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) concluíram na sexta-feira, dia 19 de outubro, os trabalhos de inspeção do Floripa Se Liga Na Rede no bairro Bom Abrigo. Dos 166 imóveis vistoriados pelo Programa desde o dia 3 de setembro, 71 % deles apresentaram algum tipo de irregularidade. Uma lista com os 118 proprietários, além dos nomes de moradores dos imóveis onde não foi possível ou permitido realizar a inspeção, será entregue para a Floram e Vigilância Sanitária. Os dois órgãos irão autuar coletivamente quem não tiver corrigido o problema até o dia 19 de novembro, quando vence o prazo dado pela PMF. A próxima região em que o programa irá atuar será o Abraão, que possui rede em operação desde janeiro de 2017. As inspeções no local iniciam no dia 29 de outubro.

Os problemas mais encontrados pelas equipes do Floripa Se Liga Na Rede, em números de casos, foram: ausência de caixa de gordura (59); água pluvial conectada na rede de esgoto (46); conectado parcialmente na rede coletora de esgoto (40); caixa de gordura sem sifão (32); ligação inadequada na caixa de gordura (23) e esgoto conectado à rede pluvial (19).

O superintendente de Habitação e Saneamento, Lucas Arruda, considerou preocupante os números do bairro, que possui rede de esgoto em operação há 30 anos. "Esse balanço só reforça a importância de programas como o Floripa Se Liga Na Rede. A ligação irregular de esgoto é um problema que afeta a saúde e a qualidade de vida de todos. Solucionar esse problema vai beneficiar toda a sociedade, mas é preciso que cada proprietário faça sua parte", destacou. As equipes do programa atuaram no Bom Abrigo fazendo um diagnóstico da rede de esgoto dos imóveis e sugerindo soluções para resolver as inadequações encontradas.

O morador do Bom Abrigo que buscar se regularizar dentro do prazo dado pelo poder público, precisa comprovar que corrigiu o problema por meio de um formulário disponível no site do programa, que deve ser preenchido pelo profissional responsável pela obra. Para mais informações, ligue (48) 3307-1223 ou envie e-mail para floripaseliganarede@pmf.sc.gov.br.

O morador do Bom Abrigo que se regularizar nos próximos 30 dias, terá que entregar no escritório do Programa Floripa Se Liga Na Rede a Autodeclaração de Regularização preenchida, juntamente com documentação especificada no link http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/seliganarede/index.php?cms=autodeclaracao+de+regularidade&menu=0

Números do Bom Abrigo

166 imóveis vistoriados

48 regulares (29%)

118 irregulares (71%)

Problemas mais encontrados (nº de casos)

- Ausência da caixa de gordura - 59

- Água pluvial conectada na rede de esgoto - 46

- Conectado parcialmente na rede de esgoto - 40

- Caixa de gordura sem sifão - 32

Fotos e texto: Marcone Tavella


Fotos