Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

GERAL

 

Floripa Se Liga Na Rede apresenta números do Bom Abrigo

4 OUT 2018


Nesta quarta-feira, 3 de outubro, a Prefeitura de Florianópolis (PMF) e a Casan apresentaram um balanço do Programa Floripa Se Liga Na Rede aos moradores do bairro Bom Abrigo. Passado um mês de trabalho na localidade, 117 das unidades consumidoras foram inspecionadas, sendo que 28 (23,9%) dos imóveis encontrava-se regular e 89 (76,1%) continha pelo menos uma inadequação na instalação de rede de esgoto. Reunido com residentes do bairro na sede da Associação de Moradores e Amigos do Bom Abrigo (Amaba), o superintendente de Habitação e Saneamento da PMF, Lucas Arruda, destacou a necessidade de um esforço coletivo entre comunidade e poder público para elevar tais índices.

"Ainda restam 97 imóveis para serem vistoriados e a gente não sabe ainda que situação vamos encontrar, mas vejam que o Bom Abrigo tem 30 anos de rede de esgoto em operação e somente 23,9% estão ligados de forma regular. É urgente programas como esse para colocar dentro da casa do cidadão o tema do saneamento básico", disse Arruda. Na avaliação do representante da PMF, a experiência tem sido positiva. "Nossas equipes estão levando o tempo que for necessário para fazer um serviço minucioso no imóvel, focando na qualidade, na eficiência e no diálogo com o morador. Vimos que esta estratégia deu certo, pois as pessoas se engajaram, abriram as portas ao Programa e entenderam que esse é um problema de todos", salientou o superintendente.

Os erros mais comuns são da falta da caixa de gordura sem sifão, lançamento de água da chuva na rede coletora de esgoto, fossa não desativada e residência não ligada à rede.

Durante o evento, foi entregue uma declaração de regularidade aos proprietários de imóveis que possuíam o esgoto ligado à rede coletora corretamente. Em seguida, a PMF lançou o selo do programa, um stencil com o #seliga que deve decorar as tampas das caixas de inspeção (tampa redonda de ferro na calçada) dos imóveis regulares.

Floripa Se Liga Na Rede mantém atuação no bairro até o dia 19 de outubro, com o objetivo de inspecionar as 97 unidades consumidoras restantes. Moradores da localidade que ainda não receberam as equipes do programa podem agendar uma visita gratuita ligando para o número (48) 3307-1223 ou pelo e-mail floripaseliganarede@pmf.sc.gov.br.

Abraão
O próximo bairro a receber inspeções do programa será o Abraão, bairro que possui rede em operação desde o início de 2017. Os trabalhos na região devem iniciar a partir do dia 22 de outubro. Presente no evento desta quarta-feira (03), o presidente da Associação de Moradores do Bairro Abraão (Amba), Paulo Rodrigues, manifestou apoio ao trabalho do programa. "O Abraão precisa muito do programa e faço questão de acompanhar as atividades, inclusive abrindo esse diálogo com os moradores de nossa comunidade", disse.

Notificação e multa
Com a saída do Floripa Se Liga Na Rede do bairro Bom Abrigo, no dia 19 de outubro, a Prefeitura Municipal de Florianópolis e a Casan vão conceder um prazo de 30 dias para que os moradores que não procuraram ou não quiseram receber as equipes do programa se regularizem. O proprietário que não o fizer, poderá ser penalizado de acordo com a legislação ambiental e sanitária prevista, com multas que podem ultrapassar os R$ 10.000,00.

Sobre o programa
O Floripa Se Liga Na Rede é um programa da PMF e da Casan e tem por objetivo promover a regularização dos imóveis da cidade em relação ao sistema de esgotamento sanitário. A iniciativa atua de forma coordenada, planejada e em conjunto com outros órgãos do poder público, como Floram e Vigilância Sanitária. Nesta nova fase do Floripa Se Liga Na Rede, os responsáveis por imóveis que apresentarem alguma irregularidade poderão utilizar o Cartão de Crédito Se Liga Na Rede, da Caixa Econômica Federal. O financiamento cobre despesas de material de construção e mão de obra, em até 60 vezes.

Texto e fotos: Marcone Tavella


Fotos