Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

GERAL

 

NEI Coqueiros vence gincana do Reóleo

7 NOV 2017


Um total de  3.170 litros de óleo de cozinha usado foi arrecadado pelo Núcleo de Educação Infantil Municipal Coqueiros. Com esse índice, a unidade educacional da Prefeitura da Capital obteve o primeiro lugar na gincana ReÓleo, organizada pela  Associação   Comercial e Industrial de Florianópolis- ACIF. Como prêmio,  recebeu um notebook e um data show (fotos).

Para vencer outros 31 estabelecimentos de ensino  participantes da competição, contou com o apoio dos familiares das 180 crianças que freqüentam o NEI Coqueiros, dos 38 profissionais de educação e com casas comerciais da Grande Florianópolis.

O ReÓleo é um programa que atua para reduzir o impacto que o descarte do óleo de cozinha provoca no sistema de esgoto de Florianópolis. Criado em 1998, já arrecadou 3 milhões de litros de óleo vegetal, tornando Florianópolis a cidade que mais recicla o produto  no mundo. O que é arrecadado, transforma-se em material de  limpeza, como detergente e sabão.

Na unidade municipal, a  campanha para reunir o máximo de litros de óleo vegetal foi coordenada pela  professora auxiliar Tagma Angélica Nilson Becker e  pela  professora Maria Aparecida Garcia. A premiação foi entregue ao NEI pelo  diretor do programa ReÓleo,  Luiz Antônio Falcão de Moura. A gincana ocorreu no período de 18 a 29 de setembro.

O NEI Coqueiros, além de ter participado da competição,  é um ponto de coleta de óleo o ano todo.

Guinness Book

Pela primeira vez, um Núcleo de Educação Infantil (NEI), o de Coqueiros,  venceu   a gincana do programa ReÓleo, da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). O evento teve sua terceira edição em 2017. Em segundo lugar ficou a creche Anna Spyrios Dimatos, que angariou 1.770 litros de óleo. A Escola Básica Municipal José Amaro Cordeiro conquistou a terceira colocação, com  735 litros. A instituição de ensino que ficou em primeiro lugar ganhou um notebook e um aparelho data show. Para a segunda e terceira colocadas, foram entregues notebooks.

O diretor do ReÓleo, Falcão de Moura, destaca a importância da participação das instituições de ensino na Capital na iniciativa. “A cada ano, mais pessoas percebem como pequenas atitudes, do cotidiano, contribuem para a preservação do planeta. E a conscientização desde a infância é fundamental para garantirmos um futuro sustentável. As crianças estão fazendo a diferença”, afirma.

O objetivo da gincana, além de arrecadar e reciclar óleo de cozinha, é justamente incentivar a adoção de práticas voltadas à educação ambiental. Participaram instituições de ensino públicas e privadas de Florianópolis.

O ReÓleo, que reconhece os empreendimentos que priorizam a sustentabilidade, já colocou a capital catarinense, duas vezes, no Guinness Book, como cidade que mais coleta e recicla óleo no planeta. Desde o início do programa, em 1998, foram coletados 3.856.371  milhões de litros de óleo. Foram ainda cadastrados 1938 parceiros, realizadas 398 palestras e sensibilizadas 39.950 crianças na Grande Florianópolis. Em 2017, esses números foram de 292.252 litros de óleo coletado, 100 novos cadastrados na iniciativa, 41 palestras promovidas e 3.404 crianças sensibilizadas na região metropolitana.

 

 


Fotos