Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

Agenda

 

Começam as festas de Carnaval. Boi de Mamão é destaque

8 FEV 2018


Quem gosta de Carnaval não tem do que reclamar. A partir de sexta-feira, dia 9, até terça-feira, dia 13, oito blocos de rua estão programados para alegrar os foliões do Continente. Na região de Coqueiros, dois grupos já estão se organizando para promover uma festa em família e com resgate cultural. “Nosso objetivo é justamente incentivar a confraternização e descentralizar o Carnaval de Florianópolis. Assim, ajudamos na segurança e reunimos a comunidade local”, diz o presidente da Liga dos Blocos de Rua da Região Continental (Liblocon), João Roberto Golfetto.

Na Praça da Praia do Meio, o Bloco da Bernunça realiza, no domingo, dia 11, em parceria com a AMPIMS – Associação de Moradores das Praias de Itaguaçu, do Meio e da Saudade, o tradicional evento.  A festa, que já se tornou ponto de encontro das famílias da região e se destaca pelo respeito ao folclore ilhéu, tem como principal atração a apresentação do Boi de Mamão. Momento da criançada se divertir e acompanhar as cantorias e as aventuras do boi, da Maricota, da Bernunça, da benzedeira, do urso branco, do urso preto e dos demais personagens que encantam tanto os mais novos como as pessoas de qualquer idade.

A festa, que completa 10 anos (começou em 2008 na Praia de Itaguaçu), vai ter ainda a Bernunça Gigante, brinquedos para garotada como piscina de bolinhas, cama elástica, escorregadores e outros, além de comida e bebida. “Estamos pedindo o apoio do comércio local para manter a estrutura dos anos anteriores”, afirma João Roberto, lembrando que a prefeitura vai doar tendas, banheiros químicos, palco para som e um trio elétrico.

no bairro Abraão, a festa acontece na Mercearia Ori, numa iniciativa comandada pela Associação de Moradores do Bairro Abraão (Amba) e Mercearia Ori. Este ano, o Carnaval será realizado no espaço interno da Mercearia, sem o fechamento deste trecho da Rua João Meireles. Também não haverá o conhecido Concurso de Fantasia Infantil. “Não vamos fazer parte da programação de Carnaval de Rua da Prefeitura de Florianópolis, já que não fomos contemplados com a participação de um trio elétrico”, lamenta Paulo João Rodrigues, o Paulinho, vice-presidente da Amba.  

No entanto, ele garante que a folia será mantida e animada com grupo musical Ale Floripa e som mecânico com marchinhas de Carnaval e sambas de enredo, além da tradicional decoração. Também será servido um caldinho de feijão preparado pelo chef Coelho.

A exemplo do Abraão, o Carnaval da Praia da Saudade, o conhecido Bloco Alzheimer, não vai sair à rua. De acordo com o presidente, Paulo Roberto de Souza, a desistência em participar do Carnaval deste ano deve-se à falta de confirmação da Prefeitura quanto à infraestrutura solicitada pelo grupo para promover a festa. “Recebemos, por telefone, que parte do nosso pedido seria atendido. Além disso, estamos a poucos dias do evento e não vamos conseguir tomar as providências necessárias para realizar a festa com segurança”, aponta Paulo, ao destacar que, ao contrário de anos anteriores quando a festa aconteceu em frente ao Bolha’s e ao Condomínio Coqueiros, este ano seria realizado na Praça da Praia do Meio, na segunda-feira, dia 12.

Para quem não conhece, o Bloco Alzheimer nasceu em 2013 depois que o padrinho de um grupo de amigos – o empresário Gilson Vito – batizou a turma. “Toda a vez que a gente se reunia para cantar, raramente conseguíamos terminar toda a letra da música. Então, Gilson saiu com esta: vocês parecem que têm Alzheimer. Pronto, foi o suficiente para dar nome ao grupo’, lembra Paulo. Os integrantes têm idades que giram em torno de 50 até pouco mais de 70.

Texto Sibyla Loureiro/Fotos Márcia Quartiero e Divulgação Ampims

Confira a programação

11 de fevereiro (domingo)

Carnaval do Bloco da Bernunça – a partir das 14h, no campo de Futebol da Praça da Praia do Meio.

Atração especial: apresentação do Boi de Mamão: 16h30

Carnaval no Abraão – das 17h às 22h, na Mercearia do Ori, no bairro Abraão.

Atrações: som com o grupo Ale Floripa e cortesia de caldinho de feijão do chef Coelho

Veja a programação geral no site da Prefeitura de Florianópolis

http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/turismo/index.php?pagina=notpagina&menu=&noti=19282

 

 

 

 


Fotos