Busca por estabelecimento:

Últimas Notícias

Agenda

 

Dia de Cooperar no Parque de Coqueiros

30 JUN 2017


As cooperativas da Grande Florianópolis estão mobilizadas para realizar o Dia de Cooperar – também conhecido como Dia C. No primeiro sábado de julho (1/7), cooperativistas e voluntários se juntam à equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Santa Catarina (SESCOOP/SC) para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo. O evento de celebração será no Parque de Coqueiros, das 9h às 16h, com serviços de saúde, educação, lazer, cultura, cidadania e sustentabilidade.

As 12 cooperativas com sede na região da Grande Florianópolis, que participam do evento inédito no Estado, possuem a meta de somar voluntários para beneficiar mais pessoas. “É a primeira vez que realizamos esse evento em Santa Catarina e temos uma programação muito interessante para atender crianças, adultos e idosos. Vai ser um dia para celebrar a cooperação e atender ao nosso sétimo princípio, de interesse pela comunidade”, afirma Luiz Vicente Suzin, presidente do SESCOOP/SC.

O dia inicia com uma Caminhada Cooperativa, com a participação de cooperados e colaboradores das cooperativas parceiras do evento. Na estrutura que será montada no parque, serão oferecidos serviços gratuitos a partir das 9h como teste de glicemia, aferição de pressão e vacinação contra a gripe. Até às 16h, acontecerão atividades de interação com o público com jogos cooperativos, danças circulares, oficinas e orientações variadas, além de distribuição de sementes e mudas. Haverá, ainda, um espaço inteiramente dedicado às crianças, com pintura facial, contação de histórias, piscina de bolinhas, pula-pula, entre outros. 

O grande desafio do Dia C é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para as comunidades em que as cooperativas estão inseridas. Para isto, o programa busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.

Em Santa Catarina, mais de 100 ações serão realizadas por cerca de 80 cooperativas durante todo o ano, atendendo aos ODS. O Dia de Celebrar é um dos eventos que marcam a importância do Dia C e será celebrado também em outras regiões do Estado.

Na trajetória do Dia de Cooperar, os últimos anos foram cruciais para transformar o Dia C em um grande programa nacional capaz de promover iniciativas socioambientais e transformar realidades em todo o país. Os números não nos deixam mentir sobre a efetividade do Dia C. Em 2016, 1278 cooperativas desenvolveram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 777 cidades espalhadas por todos os estados e no Distrito Federal. Este ano, a meta é beneficiar mais de um milhão de pessoas através dos projetos contínuos. 

O evento é organizado pelo SESCOOP/SC, com o apoio da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e parceria das cooperativas COEPAD, COOEPE, CREDCREA, CREDELESC, CREDIFIESC, TRANSPOCRED, FECOAGRO, SICOOB CENTRAL, UNICRED CENTRAL, UNICRED FLORIANÓPOLIS, UNICRED COOMARCA e UNIMED GRANDE FLORIANÓPOLIS.

Dia C 

Serviço: Dia C 

Local: Parque de Coqueiros

Data: 1º de julho

Horário: das 9h às 16h

 

Programação

Vacinação contra a gripe

Aferição de pressão arterial

Teste de glicemia

Avaliação física

Alongamento e exercícios físicos

Jogos Cooperativos e danças circulares

Paredão de escalada 

Empréstimo de bicicletas compartilhadas

Campanha do agasalho

Coleta de pilhas e baterias de celulares para reciclagem

Orientações sobre saúde e qualidade de vida, educação financeira e previdência

Distribuição de várias sementes e mudas de árvores nativas e frutíferas, fertilizantes

Oficinas de papel reciclado, cartonagem, horta caseira e plantio, pintura em tecido e cupcake

E mais:

Recreação infantil: contação de histórias com teatro de bonecos, pintura facial, cama elástica, piscina de bolinhas, pula-pula, pipoca e algodão doce gratuitos.


Fotos